quarta-feira, 14 de outubro de 2009

7º ARTIGO AULA SAIBA COMO FIDELIZAR SEUS CLIENTES - PARTE I

7º  ARTIGO-AULA SAIBA COMO FIDELIZAR SEUS CLIENTES - PARTE I 

Tenho recebido solicitações de como fidelizar clientes, essa questão é uma das mais complexas em
Gestão de Qualidade tanto para iniciantes como por profissionais já estabelecidos.
Sugiro abaixo algumas dicas:
desde do primeiro contato confeccione ficha cadastral contendo:
nome, telefone, endereço,
peso, altura, atitvidade profissional cor de pele,
cor dos cabelos no primeiro contato,
tipo de química,
forma do cabelo, volume
estado dos cabelos (se estão quebradiços, ressecados, etc)
produto que já usou por fim o que a cliente deseja.
deixa um espaço na ficha para anotações dos seus serviços prestados e produtos utlizados
Coloque data e tempo de garantia , se possível tire uma foto antes do serviço e depois assine e peça a cliente que assine também.

POR QUÊ FAZER ?
Em todos os lugares que compramos produtos ou recebemos serviços temos direitos como consumidores de termos ciência de todas as informações vide abaixo:

                                   "ARTIGO 6º"


"DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC)
Direitos básicos de um consumidor:

1 - Proteção da vida e da saúde: quando comprar um produto ou utilizar um serviço, você deve ser avisado dos possíveis riscos que pode oferecer à sua saúde ou segurança.

2 - Educação para o consumo: você tem o direito de receber orientação sobre o consumo adequado e correto dos produtos e serviços.

3 - Liberdade de escolha de produtos e serviços: você tem o direito de escolher o produto ou serviço que achar melhor.

4 – Informação: todo produto deve trazer informações claras sobre sua quantidade, peso, composição, preço, riscos que apresenta e sobre o modo de utilizá-lo.

5 - Proteção contra publicidade enganosa e abusiva: o consumidor tem direito de exigir que tudo que for anunciado seja cumprido. Se isso não ocorrer, você tem direito de cancelar o contrato e receber a devolução da quantia que havia pago. A publicidade enganosa e abusiva também são considerados crimes pelo o artigo 67 do CDC.
6 - Proteção contratual: todo contrato deve ter letras em tamanho de fácil leitura, linguagem simples, as cláusulas que limitam os direitos do consumidor bem destacadas."
fonte: www.redebrasil,inf.br/Oconsumidor/art-cons-1
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Contruindo essa ficha cadastro você adquire dados de suma importância para facilitar o atendimento dos clientes e com isso, os mesmos irão sentir-se seguros na sua postura profissional.
Abraços  Obrigada Por Sua Gentil Atenção
Profª Fátima Tavares

A Interação Abre Caminhos Para O Seu Sucesso

2 comentários:

  1. ROSELI Furlani para mim
    mostrar detalhes 15:38 (2 horas atrás)


    FLOR. BASEADO EM SUA AULA. FIZ ESSA FICHA DE CADASTRO. ESTA CERTA OU TENHO QUE COLOCAR ALGO MAIS?NELA TB ASSINAREI COMO PRESTADORA DO SERVIÇO. POR FAVOR. DE UMA ANALISADA PRA MIM E DE SUA OPINIAO. QUE DEUS TE ABENÇOE. BEIJOS. ROSE

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  2. Acho que um ficha cadastral é super importante para conhecer o perfil do cliente. Porém em termos de fidelização acho que a principal ferramenta é identificar a necessidade do cliente, e de acordo com as informações cedidas oferecer o serviço adequado. A técnica por parte do profissional também é peça chave para o sucesso do 1° contato com o se cliente.

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